Chá de casa nova: o que você precisa saber para fazer o seu


Do cardápio a sugestões de lembrancinhas, veja o que considerar na hora da organização

Não importa o estado civil, o que cada vez mais gente vem descobrindo é que um dos maiores prazeres de ter um lar para chamar de seu é receber os amigos em casa. E já que sempre rola certa curiosidade quando alguém se muda, por que não quebrar o gelo de uma vez com uma festa de inauguração? É aí que entra o chá de casa nova.

Apesar de semelhante ao chá de cozinha no que diz respeito a contar com uma força dos amigos para terminar de equipar a casa, o chá de casa nova – ou open house – tem como proposta apresentar o novo cantinho para eles. Por isso, o ideal é que ele seja feito somente quando a casa já estiver pronta para receber os convidados. O chá de casa nova também pode ser feito quando você se casa – ou só resolve juntar as escovas de dente – com o seu parceiro ou parceira.

Para quem recentemente teve que cuidar de um casamento, pensar em organizar uma nova festa pode parecer assustador. Mas, uma das coisas mais legais do chá de casa nova é que ele tem ares de encontro informal, o que não quer dizer que não exija um planejamento básico para garantir conforto, comes e bebes, etc. para todos.

Veja abaixo alguns pontos importantes:

Tamanho da casa:
É ele, em conjunto com o espaço de convivência da casa, que vai determinar o número de convidados, já que a ideia é deixar todo mundo confortável. Nesse sentido, é importante observar que, dependendo do tipo de festa, não necessariamente precisa ter assento para todo mundo. Afinal, um levanta, outro senta… A ideia é circular e conhecer a casa.

Orçamento disponível:
Embora hoje em dia seja bastante comum rachar o valor dos comes e bebes com os amigos, o chá de casa nova remete à época em que o anfitrião se encarregava dessa parte enquanto os convidados, em um gesto de cortesia, levavam algum presente, como um vinho ou um vaso de flores. Principalmente quando há lista de presentes, é legal manter essa tradição até para demonstrar que o chá foi feito para apresentar a casa e ter um pouquinho de cada amigo ali.

Aí a conta é simples:
Quanto maior o número de pessoas, maior é o gasto. Como alternativa, você também pode pensar em opções mais em conta, como pedir pizzas.
Horário do evento: assim como no casamento, ele ajuda a determinar o clima do encontro, visto que tem relação direta com o que será servido para comer e, por consequência, no número de convidados. Por exemplo: se a festa rolar na hora do almoço, pode ser necessário ter mais lugares para que todos comam de maneira confortável, já se for à noite, dá para servir aperitivos e não tem problema que boa parte dos convidados fique em pé.

Estilo do casal:
De nada adianta propor uma cocktail party se o casal gosta de se reunir com os amigos de maneira intimista, como em uma roda de conversa. Por isso, além do horário, é importante levar o estilo do casal em conta para fazer as devidas adaptações no cardápio e na quantidade de pessoas.

Convidados:
Definido o tipo de festa que combina com vocês e o tamanho da casa, é hora de partir para a lista de convidados que, no caso do chá de casa nova, costuma ser enxuta e não tem problema. Vale lembrar que se trata da apresentação da sua casa, ou seja, algo bastante íntimo que você não precisa estender a um colega de trabalho com quem não tem intimidade.
Você deve ter reparado que, na hora da organização, uma coisa está ligada à outra e é importante frisar que não existem regras, basta pensar nos pontos levantados para certificar que tanto vocês quanto os seus convidados ficarão à vontade para se divertir.

Como dica, vocês também podem pensar em uma playlist, fazer brincadeiras, entre outras atividades.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

9 conselhos para a coloração durar mais tempo no cabelo

Dicas para seus votos serem inesquecíveis